O que é a AUTOBIOGRAFIA

Autobiografia (do Grego, αὐτός-autos eu + βίος-bios vida + γράφειν-graphein escrita) é um gênero literário em que uma pessoa narra a história da sua vida.  Pode ser tanto em prosa como em verso e consiste na narração da experiência vivencial do indivíduo, escrita por ele próprio ou com a ajuda de outra pessoa. A autobiografia pode ter diferentes formatos, tais como: o diário, memórias, dentre outros, podendo ainda ser literal ou contar com elementos ficcionais.

E é exatamente isso o que o Laboratório Autobiográfico propõe. O sujeito narra e coloca por escrito a sua própria história de vida. A autobiografia proporciona à pessoa uma oportunidade de explorar suas memórias, buscar suas vivências, suas recordações e escrevê-las: elenca os eventos principais, suas dores, dificuldades, suas alegrias, os momentos de maior emoção, e tudo mais que parecer importante. Coloca no papel coisas que antes eram somente lembranças. Assim podemos começar a repensar, a ver nossa historia a partir de novos pontos de vista e elaborar o passado, para adquirir ferramentas para enfrentar a nossa vida com novos olhos. As lembranças assim podem tomar reais proporções, fatos que antes pareciam gigantescos, impossíveis de se lidar podem adquirir uma nova dimensão, um novo contexto.

Muitos estudiosos que se ocuparam da relação entre a Memória Autobiográfica e o Eu acreditam que a capacidade de lembrar e narrar a própria vida permite ao indivíduo dar significado aos eventos, às experiencias vividas, às ações, aos pensamentos e reconstruir o próprio Eu.

Visto que não é possível mudar o passado podemos então mudar o modo como ele influencia o presente.

         Existe uma diferença entre a Autobiografia, a Escrita Criativa e a Linha da Vida.  As duas últimas são técnicas usadas dentro do contexto de uma psicoterapia. A Autobiografia, ao contrário, propõe uma inovação. Ela não vem como técnica mas sim uma proposta integral de intervenção psicoterápica. E, ao final deste percurso, a pessoa constrói o seu livro. Um produto concreto de seu esforço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s